O circuito de Festivais é formado pela parceria de quatro administrações independentes nas cidades de Poços de Caldas-MG, Bauru-SP, Bagé-RS e Lages-SC, sob a direção artística do maestro Jean Reis.
A equipe de professores que integra os festivais permanece por uma semana em cada um dos festivais, e alunos bolsistas acompanham a equipe na formação básica da Orquestra de cada festival.
O transporte para os alunos bolsistas selecionados tem o deslocamento de ônibus gratuito juntamente com os professores de uma cidade a outra dentro do circuito. Em Janeiro, de Poços de Caldas-MG para Bauru-SP.
Em Julho, iniciando em Bagé-RS e de Bagé para Lages-SC.
A 10ª Edição do FIMP em Bagé não incluirá atividades pedagógicas, portanto todos bolsistas do 7º Festival Internacional Música na Serra deverão dirigir-se diretamente a Lages.
Bolsistas deverão se deslocar até a primeira cidade do circuito onde receberam bolsa. Sendo um ou dois, deverão aguardar a seleção mediante a INSCRIÇÃO + SOLICITAÇÃO DE BOLSA feitas para CADA festival separadamente em seu respectivo website.
Após o último festival do circuito (em Janeiro e Julho) cada aluno deverá se deslocar pessoalmente para seu local de origem.