LIA COMANDULLI

Ballet

Ministério da

Cultura apresenta

LIA COMANDULLI é Coordenadora, Produtora e Marketing do Ballet Teatro Guaira. Bailarina Curitibana, formou-se em  Ballet (clássico e moderno) na Escola de Danças Clássicas do Teatro Guaíra.

 

Fez cursos de aperfeiçoamento com: Desmond Doyle, Yurek Shabelwski, Victor Ullate, Ema Sintani, com um dos maîtres do Kirov, entre outros, e em Nova York, no Joffrey Ballet School of the American Dance Center.

Ingressou no Corpo de Ballet do Teatro Guaíra, aos 17 anos e dançou todo o repertório desta companhia de ballet no clássico e contemporâneo como solista e corpo de baile, em principais cidades do Brasil e do exterior e trabalhou com diversos coreógrafos de várias nacionalidades de 1980 a 2008.

Dentre vários outros  bailados incluem-se ”Giselle”, “Petrushka”, “O Lago dos Cisnes”, “Suite Quebra Nozes”, “Dom Quixote”, “A Sagração da Primavera”, “Ópera Carmen”, “Ópera Rigoleto”, “Ópera Fausto”, “ A Vida de Maria Bueno”, “O Trono”, “Sinfonia 3”, “O Grande Circo Místico”, “Pastoral”, “Os Sete Pecados Capitais” e "Treze Gestos de um Corpo”.

 

Dançou nos espetáculos de inauguração da Renault do Brasil, na Fábrica Ayrton Senna e da Tafisa, em Curitiba.

Atuou como bailarina e atriz em “Tresestratosférico”.

           Dançou e cantou no “Curitiba na Broadway” 2014.

           Dançou e cantou no espetáculo musical “Amorexia”.

 

Coreógrafa, DRT: 4.161, responsável por 17 ballets de sua autoria, criados e apresentados nos Ateliers Coreográficos do Ballet Teatro Guaíra. Coreografou o espetáculo da Escola de Dança do Teatro Guaíra “A Noite da Pequena Luz” em 2011. Coreografou a peça teatral da Escola de Dança do Teatro Guaíra 2012. Coreografou para a Mostra de Dança Teatro Guaíra em 2014 e ganhou o 1º e o 3º lugar de coreografia no Santa Catarina Dança VIII 2014 e 2017. Coreografou a Opereta “Festa de São João” de Chiquinha Gonzaga.

 

Atriz, DRT: 14.777 e cantora: trabalhou em programas publicitários.  Atuou e cantou no espetáculo “Um Dia Fora do Tempo” (Direção de Maurício Vogue) e de “Como Assim...” (Direção de Humberto Gomes), ganhando indicação para melhor atriz coadjuvante da Academia de Artes Cênicas Cenahum. Atriz da peça “Entre Lágrimas e Cutículas” (Direção George Sada), indicada a concorrer à melhor espetáculo no Troféu Gralha Azul 2009. Atriz da peça “Flash Back” (Direção de  Flavio de Souza). Atriz do bailado “Da Vida e da Morte de uma Mulher Só...”(Direção Carlos Trincheiras), atriz do espetáculo de teatro físico “Ao Redor... (Direção de Pedro Pires).

 

Diretora de Produção, DRT 14.489, realizou produções artísticas no Brasil e em Portugal.

No Atelier Coreográfico/98 do Ballet Teatro Guaira, foi responsável pela produção e Direção de Cena.

Foi produtora dos Concertos Didáticos da Orquestra Sinfônica do Paraná.(2000 à 2003) .

Diretora de produção do balé “Amor em 3D”(2004). Atualmente está na Produção da Cia Balé Teatro Guaira.

 

Diretora Teatral, DRT 27256 ,Diretora artística da Câmara de Comércio Brasil-Portugal Paraná (CCBP-PR) (2009), responsável pela organização artística e mestre de cerimônias do jantar comemorativo dos 20 anos da CCBP-PR;

Diretora artística de um espetáculo do Projeto Improvisando Eu Crio da Escola de Dança do Teatro Guaíra intitulados “Cristais”(2010). Assessora de marketing e propaganda da Escola de Dança do Centro Cultural Teatro Guaíra. Diretora geral dos Festivais de Danças do Rotary Clube Curitiba Rebouças (2011 e 2012). Diretora Artística da XXVII Conferência do Distrito 4730 do Rotary Internacional (2012). Diretora da apresentação teatral da Escola de Dança do Teatro Guaíra 2012. Diretora Artística da XXVIII Conferência do Distrito 4730 do Rotary Internacional(2013), assistente de direção da peça “Ao Redor...”.

Coordenadora do Projeto Improvisando Eu Crio 2016. Direção, concepção e roteiro do musical “Florbela” 2017.

Faz parte da diretoria do SATED/Pr e é Coordenadora de Dança do SATED/PR. Diretora da Cia Jovem – Grupo Júnior. Foi assistente de direção da  Opereta “Festa de São João” de Chiquinha Gonzaga.

 

          Maître: professora de dança contemporânea, improvisação, performance e produção do Curso de Formação e do Curso Técnico  da Escola de Dança do Centro Cultural Teatro Guaíra.

           Cursos:

Teatro físico e mímica total na Cia Louis Luis.

Como elaborar um projeto cultural com Jul Leardini (2015).

Broadway (canto) com Marconi (2015).

Broadway (canto de dança) com Simone Gutierrez, Eduardo Berton e Adenis Vieira(2014)

Workshop de Contemporary Dance ministrado por Eran Gisin (2013).

VI Congresso de direito de autor e interesse público da Universidade Federal de Santa Catarina e Ministério da Cultura (2012).

Contato Improvisação com Ralf Jaroschinski (2012).

Curso de nivelamento para as Oficinas Presenciais do Programa de Capacitação em Projetos Culturais da FGV(2012).

Oficina para atores com artistas do Théâtre Du Soleil :Eve Doe Bruce, Serge Nicolai e Vincent Mangado e com o músico Jean Jaques Lemêtre (2011).

Oficina para atores com Mauro Zanatta (2011).

Workshops de Dança Contemporânea e Dança Teatro na Casa Hoffmann com JuanDomingues, Margarita Guergue, Thomas Lehmen, David Zambrano e Débora Hay

Oficina de teatro com Humberto Gomes na Academia de Artes Cênicas Cenahum.

Formada em inglês pelo Centro Cultural Brasil-EUA .

Formada em italiano pelo Centro de Cultura Italiana.

Pós-Graduada em Marketing Empresarial pela UFPR.

Licenciada em Letras, pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).

Curso de 1 ano de preparação vocal com Babaya e em 2009 com Denise Sartori.

Curso de Dança Criativa da Unidança.

Curso de História de Dança e dos Grandes Ballets da Unidança.

Workshop de Clown com Adelvane Néia

 

          Em Portugal (1994 a 1996)- bailarina, atriz, diretora e produtora:

- Trabalhou como bailarina em musicais de televisão da produtora holandesa de Tv, Endemol Entertainment ,nas emissoras RTP, RTPI e SIC.

-  Como atriz, trabalhou em programas cômicos da RTPI (Direção de Manolo Bello).

- Em Lisboa, no Teatro Trindade, foi responsável pela produção executiva, iluminação, cenário e direção de cena do musical infantil “Chichichi...Chiado!”. Em Estoril, fez a direção, produção e coreografia do desfile de lançamento de uma grife, a Profex, Organizou eventos musicais no Tamariz do Cassino do Estoril. Foi professora de balé do Colégio Famalicão, diretora e coreógrafa do espetáculo de fim de ano deste Colégio.

55 49 3221-3377 ou 3388

Circuito de Festivais | 2019 | Direção Artística: Maestro Jean Reis