Ministério da

Cultura apresenta

MARCOS MACHADO

Contrabaixo

Marcos Machado, natural de Bagé (RS), desenvolve carreira internacional atuando como solista, professor e músico de câmara. Reside nos Estados Unidos há 20 anos onde é professor de contrabaixo erudito e jazz na University of Southern Mississippi desde 2005. Diretor do Southern Miss Bass Symposium, em sua 7ª edição nos Estados Unidos.

No sul do Brasil, é o diretor pedagógico e idealizador do Festival Internacional Música no Pampa (FIMP Bagé). A 7a edição acontecerá em julho de 2016. 

 

Marcos aperfeiçoou-se em Paris com François Rabbath, considerado o mais importante contrabaixista da atualidade.

É o único sulamericano que recebeu os diplomas de Performance e Professor pelo Rabbath International Institute.

 

Sua formação em contrabaixo teve início com Milton R. Masciadri (1931-2009) na Escola da OSPA em Porto Alegre, continuando os estudos nos EUA na UGA com o Dr. Masciadri. Marcos é doutor em música (DMA) pela University of Illinois em Urbana-Champaign (UIUC) com o prof. Michael Cameron.

 

O virtuosismo de Marcos tem atraído a atenção de muitos músicos, em especial do compositor americano Frank Proto que o descreveu como “brilhante”. Performances recentes incluem a estreia mundial da “Partita para contrabaixo” de F. Proto na Convenção da ISB. Fez a estreia mundial do Concerto para contrabaixo e orquestrade Arthur Barbosa e a estreia na América do Sul de Carmen Fantasy e Nine Variants on Paganini para contrabaixo e orquestra, ambas de F. Proto.

 

Machado realizou diversas turnês pela Itália, França, Suíça, Alemanha, Inglaterra, Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia e Peru. Já se apresentou no Montreux Jazz Festival (Suíça), Vienne Jazz Festival (França), Victoria Bach Festival-TX, Bonneville Chamber Music Festival-UT, FestivalSouth, Northern Lights Festival-MN, Spoleto Festival-SC, Oficina de Música de Curitiba, Festival Int.de Música Unisinos, Encontro de Cordas da Amazônia-PA, Festival SESC Pelotas, South Carolina Chamber Music Festival, Raymi Bass (Peru), MUNASP, Festival Música na Serra-SC, Festival Música nas Montanhas-MG, entre outros. 

 

Contrabaixista convidado do grupo Conspirare (Craig Hella Johnson), nomeado cinco vezes ao Grammy. Com esse grupo gravou obras do compositor inglês Tarik O’Regan no famoso Music Hall do Troy Savings Bank, em Nova Iorque, com o prestigioso selo Harmonia Mundi. O CD—Threshold of Night, foi lançado em 2008 e indicado a dois prêmios Grammy®. O CD “Conspirare in Concert”, gravado ao vivo em Austin, TX,  em outubro 2008, foi nomeado ao Grammy® Best Classical Crossover Album.

 

Em 2014, durante o sabático da University of Southern Mississippi, Marcos dedicou-se a dois projetos: o livro de técnica de contrabaixo Tao of Bass e o CD Metamorfora com o pianista Ney Fialkow. “...A técnica de mão esquerda é incrivelmente fluida, com precisão e impecável articulação... A performance de Machado é uma revelação. Esta é uma gravação clara, satisfatória e imensamente gratificante.” (The Strad)

 

Em 2014, Marcos Machado foi artista em residência do Conservatório Nacional de Música em Lima, Peru. Marcos Machado toca em um contrabaixo David Tecchler, c. 1700.

55 49 3221-3377 ou 3388

Circuito de Festivais | 2019 | Direção Artística: Maestro Jean Reis