Ministério da

Cultura apresenta

LUIS AFONSO MONTANHA

Clarineta

Atuou por mais de vinte anos como primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e integra como clarinetista os grupos: Quinteto de Clarinetes "Sujeito a Guincho", "Duo Clarones" (com o Prof. Henry Bok - Holanda), Quarteto "Tetralogia", "Quarteto de Clarinetes ClarinETC"e o Grupo "QuartaD".

 

Montanha nasceu em Americana-SP, onde iniciou seus estudos e graduou-se pela UNESP em 1991 com o Prof. Maurício Loureiro, recebendo orientações também de Márcio Beltrami, Sérgio Burgani, Roberto Pires, Luis Carneiro, Anthony Pay (Inglaterra) e Karl Leister (Alemanha).

 

Durante 1995 e 1996 realizou o Curso de Aperfeiçoamento Profissional em clarinete e clarone com a nota mais alta pelo Conservatório de Roterdam (Holanda), com os professores Walter Boeykens e Henri Bok, recebendo o Prêmio de melhor aluno do Conservatório neste biênio.

 

Detentor de vários prêmios, entre os quais: Jovens Instrumentistas do Brasil (1987 e 1988), Jovens Solistas da OSESP (1988 e 1989), Jovens Solistas da OSPA (1988), Prêmio Sharp de Música (1997) e prêmio ESSO na Holanda como melhor aluno do Conservatório de Roterdam no biênio 95/96 onde fez aperfeiçoamento em clarinete e clarinete baixo.

 

Desde 1992 é professor de Clarinete no Departamento de Música da ECA-USP e atualmente desenvolve seu doutorado na UNICAMP.

 

Montanha vem atuando regularmente como professor convidado em Festivais, bem como solista camerista, apresentando-se no Brasil, Europa e Estados Unidos, destacando importantes estréias do repertório do século XX para clarinete e clarone.

Montanha é artista patrocinado pela Selmer-Paris e Vandoren.

55 49 3221-3377 ou 3388

Circuito de Festivais | 2019 | Direção Artística: Maestro Jean Reis