Premiado em diversos concursos, destacando-se o cobiçado título de melhor pianista do VII Prêmio Eldorado de Música, em São Paulo, os primeiros prêmios nos concursos nacionais de piano da Universidade Católica do Salvador e o Concurso Nacional Edino Krieger, o pianista Ney Fialkow tem conciliado movimentada carreira de solista e camerista com a atividade de professor do Instituto de Artes UFRGS, em Porto Alegre, instituição onde estudou com Zuleika Rosa Guedes.

 

Sob os auspícios do governo brasileiro, realizou formação em pós-graduação nos EUA, obtendo o título de Doutor em Música no Peabody Conservatory da Johns Hopkins University, Baltimore, onde foi assistente da célebre pianista Ann Schein. Realizou também com distinção o Mestrado em Música no New England Conservatory, Boston, com Patrícia Zander.

 

Em parceria com o aclamado violinista Carmelo de los Santos, lançou o CD “Sonatas Brasileiras”, tendo sido acolhido pelo público e crítica especializada como “um dos melhores registros que o Brasil produziu de sua música de câmera”, recebendo o prêmio de Melhor CD erudito do Prêmio Açorianos 2009. Em julho de 2006 realizou concerto com o Trio Porto Alegre (Cármelo de los Santos e Hugo Pilger) no projeto “Copa da Cultura”, promovido pelo Ministério da Cultura do Brasil em Berlim, na Alemanha, com repertório dedicado à música de câmera brasileira. 

 

Tem atuado ao lado de importante musicistas brasileiros e do exterior tais como: Antonio Del Claro, Cláudio Cruz, Csaba Erdely, Timothy Deighton, Hugo Pilger, Michael Haran, Pablo de León, Horacio Schaffer e Roberto Ring entre outros. Suas gravações incluem também o Diálogo para Piano e Orquestra de Bruno Kiefer com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, além de obras de Armando Albuquerque, Camargo Guarnieri, Flávio Oliveira, Luciano Zanatta e Vagner Cunha.

NEY FIALKOW

Piano

Ministério da

Cultura apresenta

55 49 3221-3377 ou 3388

Circuito de Festivais | 2019 | Direção Artística: Maestro Jean Reis