7º FESTIVAL INTERNACIONAL MÚSICA NA SERRA

07.05.2019

O Festival Internacional Música na Serra, é um festival que proporciona aos estudantes, através da sua Programação Pedagógica, a realização de aulas com professores de renome nacional e internacional. Além da uma intensiva prática de orquestra, o aluno também tem a oportunidade de estar diante do público desenvolvendo sua performance artística como solista ou músico de câmara nos Concertos Acadêmicos e Sociais. A Programação Artística do festival descentraliza a cultura na Serra Catarinense, através de concertos que ocorrem gratuitamente todas as noites do festival no Teatro Marajoara. Nesses concertos apresentam-se músicos que frequentemente tocam nas melhores salas de concertos da Europa e Estados Unidos, uma programação artística desse nível geralmente encontra-se disponível apenas nas grandes metrópoles. O Festival é realizado pelo Instituto José Paschoal Baggio.

O Festival acontece em Lages-SC no período de 21 a 27 de julho, uma época do ano que encanta o público e traz muitos turistas para a Serra Catarinense através das baixas temperaturas e possibilidade de neve que transformam ainda mais as belíssimas paisagens de Lages e região.

Os alunos podem participar das aulas de todos os instrumentos que compõem uma Orquestra Sinfônica, além das aulas de Canto Lírico, Canto Coral e ballet.

O Festival Internacional Música na Serra, busca a cada ano se solidificar como referência no desenvolvimento da Música de Concerto, para todo estado de Santa Catarina e região Sul do país, bem como realizar ações durante todo o ano voltadas para formação de plateia e para o desenvolvimento cultural da Serra Catarinense.

A Comunidade lageana pode participar ativamente das atividades do festival se inscrevendo para participar do Coro Adulto ou Infanto-Juvenil que terá ensaios a partir de 15/07 na Fundação Cultural de Lages para um concerto na programação do festival no dia 26/07 no Teatro Marajoara.

Outra forma de contribuir com o festival é através do programa Adote 1 Estudante que consiste basicamente em que pessoas da nossa comunidade possam hospedar um aluno do festival, possibilitando assim um número maior de participantes. Os alunos do Festival provém de estados das 5 regiões do país e diversos países da América Latina. Para quem adotar um estudante terá lugares reservados nas primeiras filas do Teatro Marajoara para os Concertos Noturnos do Festival, além de ser um apoiador da cultura em nossa querida cidade!  

Festival Internacional começa com teatro lotado

07.16.2018

Os olhares atentos para o palco do Teatro Marajoara mostravam que algo grande estava por vir. Acompanhado de um silêncio com muita expectativa, que foi quebrado com as belas apresentações do primeiro dia do 6º Festival Internacional Música na Serra.

O evento que se consolida cada vez mais, começou ontem, às 20 horas e encerra no sábado, dia 21 de julho. Este ano, muitas novidades foram planejadas para surpreender o público, uma delas é o ballet com coreografia da ópera "Carmen". A expectativa dos organizadores é grande, pois a cada ano, mais pessoas vêm de outras regiões prestigiar o festival em Lages.

Para fazer a programação, a produtora executiva do evento, Edite Moraes explica que são ouvidas as opiniões do público, apresentadores e pessoas que ajudam a promover o festival. O efeito da programação rica em música clássica não é só engrandecer a cultura da região e fornecer uma possibilidade de lazer diferenciada para os moradores, o evento é bem mais que isso. “Traz grandes projeções, os músicos locais ganham muito, o turismo é incrementado, o comércio é impulsionado e nossa cidade passa a ser mais conhecida”, afirma Edite.

Para o diretor executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, Jonathan Roberto da Silva, o festival movimenta a economia, fazendo com que o turismo aumente nos dias de evento. “Precisamos prestigiar mais este tipo de evento, não é toda cidade que tem”.

O superintendente da Fundação Cultural de Lages, Gilberto Ronconi, afirma que o festival é uma escola para os artistas e estudantes de música. “A integração que ocorre é um legado do festival. Esses grandes profissionais de renome mundial que vêm se apresentar e dar cursos, trazem a oportunidade de músicos locais terem acesso à eles em Lages”.

Texto: Susana Kuster 

Foto: Memorizze/ André Arcênio

Prepare-se para uma nova aventura

07.13.2018

A correria do dia a dia ganha uma nova trilha sonora de 15 a 21 de julho, durante a 6ª edição do Festival Internacional Música da Serra.

A cidade de Lages será inundada pela melodia da música clássica, todas as noites, a partir das 20h, através de concertos gratuitos, no Teatro Marajoara.

Quando as lágrimas começaram a rolar no rosto de Luan, um bolsista que participou da 5ª edição do Festival, a equipe do Instituto José Paschoal Baggio soube que estava cumprindo com a missão do evento. Trazer emoção aos seus ouvintes e também aos estudantes, que levam na bagagem o aperfeiçoamento instrumental realizado com professores de renome nacional e internacional.

O principal objetivo do Festival Música na Serra é promover a Cultura na Serra Catarinense, e traz a cada ano um público maior de todos os cantos do mundo. Os turistas estão cada vez mais presentes, desfrutando também das belíssimas paisagens e do famoso frio serrano.

O diretor artístico, Jean Reis ressalta a qualidade do festival e as atrações que se solidificam a cada edição. “O Música na Serra vem seguindo uma sequência de festivais e a cada ano buscamos trazer algo que encante o público” diz ele. Uma das apresentações mais comentadas no ano anterior foi a Orquestra e Coro do Festival, que nesta sexta edição encerra o evento, tendo como solista o violinista Lyndon Taylor da Los Angeles Pilharmonic. A Orquestra do Festival junto a 4 bolsistas selecionados também fará a apresentação de Balé com a direção de Lia Comandulli sobre o tema Carmen de George Bizet. Outro destaque deste ano será a noite de música autoral no comando do acordeonista Fernando Henrique Ávila e Quinteto Versátilis.  

A produtora executiva Edite Moraes reforça que os trabalhos dos bastidores continuam. “Durante a semana acontecem também os concertos sociais e acadêmicos para o público que se encontra em asilos e hospitais, é gratificante” destaca.

Os alunos que quiserem fazer parte das Master Classes de música ou dança e não se inscreveram pela internet, nas inscrições regulares, poderão ir pessoalmente no domingo, dia 15 de julho, das 9 às 17 horas, na recepção do Teatro Marajoara.

Ministério da Cultura apresenta o evento, que tem como patrocinador Master a Cervejaria Ambev e patrocinador Havan, Engie, Celesc, Prefeitura Municipal de Lages e Flex Contact Center, juntamente com o apoio do Festival de Inverno, Colégio Bom Jesus, Colégio Santa Rosa e Centro Cultural Vidal Ramos – SESC. Apoio cultural da Fundação Cultural de Lages, Escola de Artes, apoio institucional Correio Lageano. Uma realização Instituto José Paschoal Baggio, Ministério da Cultura – Governo Federal.

Mais informações e a programação completa do evento no site www.musicanaserra.com.br ou www.facebook.com/festivalinternacionalmusicanaserra

 

 Serviço:

O que: 6º Festival Internacional Música na Serra

Quando: de 15 a 21 de julho

Onde: Teatro Marajoara

Hora: 20 horas

Acesso: Entrada franca

Foto: Memorizze/André Arcênio

Festival Internacional Música na Serra começa neste domingo

07.12.2018

A 6ª edição do Festival Internacional Música na Serra inicia neste domingo, 15 de julho, às 20 horas, no Teatro Marajoara, com entrada gratuita. A primeira noite deste evento que vai até 21 de julho, promete muita música e o encantamento do coral infantil, regido pela Maestrina Regina Kinjo. Imperdível!

Canto Coral do Música na Serra esteve no Santa Rosa

A maestrina Regina Kinjo e a gerente executiva do Instituto José Paschoal Baggio, Edite Moraes, estiveram no Colégio Santa Rosa de Lima, realizando uma atividade de Canto Coral, com os alunos do Ensino Fundamental. As crianças ficaram empolgadas e contagiadas com as melodias. Professora Regina, está à frente do Coral Infantil desde a 1ª edição do Festival Internacional Música na Serra. “Neste ano teremos muitas novidades. Quem for conferir a abertura irá surpreender-se com o talento das crianças”, diz ela. Sobre a atividade no Santa Rosa, a coordenadora pedagógica Vera Lúcia Moraes, fez questão de ressaltar a importância do envolvimento das crianças com atividades culturais de qualidade, como é o caso do Festival.

Dia “D”: Eu Curto Música na Serra na Festa do Pinhão!

06.04.2018

O 6º Festival Internacional Música na Serra acontece de 15 a 21 de julho. E com o objetivo de divulgar esse evento que já está consolidado na cidade de Lages, a equipe do Instituto José Paschoal Baggio esteve no Parque Conta Dinheiro e no Recanto do Pinhão nesta sexta-feira (1) fazendo uma divulgação.

Em meio à multidão que visita o local, estavam várias pessoas vestindo a camisa do Música na Serra, distribuindo brindes e informando sobre o festival.

Para a Produtora Executiva do Festival, Edite Moraes é uma honra divulgar o festival em um evento tão importante quanto para a cidade. “Nós temos um festival que vem de um ciclo de outros festivais, é importantíssimo que além dos turistas que vem para o evento os lageanos também estejam presentes” comenta.

A 6ª edição, assim como as anteriores, traz artista nacionais e internacionais, para uma semana de apresentações de música clássica de forma gratuita para toda a população.

As informações estão no site: www.musicanaserra.com.br

Música na Serra está com as inscrições abertas

05.14.2018

O 6º Festival Internacional Música da Serra acontece de 15 a 21 de julho de 2018. As inscrições já estão abertas e são gratuitas. Os alunos podem participar das aulas de instrumentos que compõe a Orquestra Sinfônica, Canto Lírico, Canto Coral e Ballet.

O prazo para solicitação de bolsas vai até 18 de maio e devem ser realizadas pelo site do Festival. Inscrições regulares tem prazo pela internet até 28 de maio, no Instituto José Paschoal Baggio e serão aceitas pessoalmente no domingo (15 de julho) na recepção do teatro Marajoara das 9 às 17h.

“É importante que os interessados acompanhem os prazos e enviem a solicitação o quanto antes. A cada ano temos uma quantidade maior de inscritos” comentou a Produtora Executiva do Festival, Edite Moraes.

Dúvidas e informações 3221-3377 ou 3388. 

Texto: Agnes Samantha

Fotos créditos: Memorizze/André Arcênio

Turistas prestigiam 3ª noite do Festival

07.19.2017

O 5º Festival Internacional Música na Serra, segue com programações diárias de forma gratuita, até sábado.

 

Nem o frio conseguiu inibir o público de prestigiar a apresentação dos Professores do Festival na noite de ontem (18). O Teatro Marajoara, estava mais uma vez, lotado. As melodias tomaram conta do grupo, que era uma miscelânea de lageanos e turistas.

O casal Pâmela e Rafael são lageanos e apreciadores do Festival Música na Serra.

Participam todas as noites, desde a primeira edição. Contam que entre as diversas experiências vivenciadas durante o evento, a que mais marcou foi a apresentação do violinista Alejandro Drago. “Ele tem uma imponência na interpretação que nos fascinou” comentou Rafael, que busca sempre divulgar o festival para amigos e parentes.

Já Edison e Maria Rosa Maximo são de Joinville e estavam a passeio na cidade de Piratuba. Durante o retorno para casa escutaram a divulgação em uma rádio local e decidiram fazer mais uma parada. “Somos amantes da arte e principalmente da música” disse Maria Rosa, que assim como o esposo, veio pela primeira vez a Lages.

O espetáculo continua. Intitulada noite “EnCanto” nesta quarta-feira (19), sobe ao palco do Teatro Marajoara, às 20h, a classe do festival de Canto Lírico.

 

 

Texto: Agnes Samantha

Fotos créditos: Memorizze/André Arcênio

Terapia para os ouvidos e coração

07.18.2017

São recordações da juventude, festas, bailes, momentos desfrutados entre os amigos. Essa alegria compartilhada foi um dos sentimentos vivenciados pelos moradores do Asilo Vicentino, na tarde de hoje (18), ao receber os bolsistas do festival Música na Serra.

Cada melodia tocada na viola por Danilo Brumana, Charliston Otávio Cruz e Renan Ferraz Galvão foi sentida e apreciada pela plateia. Os dois primeiros, vindos de Minas Gerais, já estão participando do festival há três anos.

Zilda Furlan Figueiredo, diretora executiva do asilo, enaltece a importância da visita. “A atividade só traz benefícios, eles sentem-se integrados a comunidade, participando de um evento cultural tão importante para nossa região” comenta.

A apresentação foi a abertura dos Concertos Sociais, que acontecem no local desde a primeira edição do evento.

 

Texto: Agnes Samantha

Fotos créditos: Memorizze/André Arcênio

Invasão de melodias

07.16.2017

A música tomou conta de Lages, na noite desse domingo (16), com a abertura do 5º Festival Internacional Música na Serra.

O Teatro Marajoara recebeu autoridades e a comunidade que lotou o local. O evento que proporciona apresentações gratuitas, iniciou com a Orquestra 3 Fronteiras, regida pelo maestro Jean Reis. A emoção tomou conta do público que aplaudiu calorosamente e pediu “bis”.

O espetáculo continua na noite de hoje, às 20 horas, com a apresentação do músico catarinense Felipe Coelho, que trará um reportório eclético. Além da apresentação ao lado dos professores do festival, o músico também deve ter diversos momentos solos.

Venha para o 5º Festival Música na Serra

05.06.2019

Quando o período de 16 a 22 de julho chegar, Lages receberá a quinta edição do FIMS, onde artistas renomados internacionalmente se apresentarão em concertos noturnos diários, sempre a partir das 20 horas, no Teatro

Marajoara, gratuitamente.

Música na Serra: Uma noite inesquecível

07.21.2016

Simplesmente empolgante! É assim que se pode definir a quinta noite do Festival Internacional Música na Serra que recebeu no palco do Teatro Marajoara o Quinteto Jive For Five, um quinteto de metais que encantou e empolgou totalmente o público serrano.

Mais uma noite de show no Música na Serra

07.20.2016

O Festival Internacional Música na Serra trouxe a Lages, na noite fria de quarta-feira, o Lieder Konzert, um recital de canto e piano com a mezzosoprano Ângela Diel e o pianista Ney Fialkow, e participação especial da viola-erudita de Renato Bandel.

Música na Serra em sua terceira noite

07.19.2016

Foi com grande satisfação que o Festival Internacional Música na Serra, que esse ano integra a programação do Festival de Inverno Serra Catarina, entrou em sua terceira noite recebendo novamente um grande e receptivo público que prestigiou o concerto do Quinteto de Sopros de Jaraguá do Sul.

Música na Serra em Preto & Branco

07.18.2016

A segunda noite do 4º Festival Internacional Música na Serra trouxe o charme e a melodia inspiradora do piano, através do talento de Guigla Katsarava.

Primeira noite do Música na Serra encanta o público

07.17.2016

Além de promover a cultura na Serra Catarinense, o Festival descentraliza o conhecimento cultural por meio desses concertos, que estariam disponíveis somente nas grandes metrópoles do País e do exterior.

Em julho, Lages terá Festival Internacional Música na Serra

05.19.2016

O inverno está chegando, e com ele Lages se prepara para receber os turistas que procuram atrações que os aqueça.

Festival Internacional Música na Serra oferece programação inusitada

04.18.2016

Além do calor do sorriso cativante de quem recebe seus visitantes, Lages traz artistas consagrados em palcos internacionais. Dentre eles, artistas "da casa" como o pianista e compositor Zago e o Quinteto de Sopros Jaraguá do Sul. Para quem gosta de Metais, o Quinteto Jive for Five promete um repertório repleto de favoritos, uma surpresa imperdível.

Festival Internacional Música na Serra fecha com chave de ouro

07.20.2015

O 3º FIMS encerrou no sábado (18), com a Orquestra e o coro do Festival Internacional Música na Serra. Para fechar com magnificência, um recorde de público comparado as outras edições, mais de 600 pessoas assistiram às peças.

 

Sexta-feira com Professores em Câmara

07.18.2015

Professores em Câmara foi um grande espetáculo que atraiu mais de 350 pessoas no teatro Marajoara na noite de sexta-feira (18). 

Preto & Branco com Guigla Katsarava  

07.17.2015

Guigla Katsarava é um pianista franco-georgiano  de grande renome internacional. Um pedagogo reconhecido e muito requisitado, Guigla Katsarava é professor titular na “Ecole Normale de Musique de Paris Alfred Cortot” e ensina também em várias master classes na França e no exterior.

Voz e piano que encantaram o quarto dia de festival 

07.16.2015

A voz aveludada e grandiosa da soprano Marilia Teixeira e o pianista Ney Fialkow atraíram mais de 180 pessoas no Teatro Marajoara, na noite do dia 16.

Duos a Três se apresentaram no terceiro dia de festival

07.15.2015

A música clássica tem o poder de encantar o espectador e fazê-lo viajar em suas partituras. O concerto de Duos a Três conquistou o público com cordas na noite de ontem (15).

Segundo dia de festival com Trio Versatilis Madeiras

07.14.2015

Nem a previsão de mau tempo atrapalhou o segundo dia de Festival Internacional Música na Serra.

 

 

 

Abertura 3º Festival Internacional Música na Serra

07.13.2015

O 3º Festival Internacional Música na Serra teve como atração de abertura a Banda Sinfônica do Conservatório de Poços de Caldas (MG).

MASTER CLASSES GRATUITAS: Metais, Madeiras e Percussão. CONFIRA! 

06.16.2015

O FESTIVAL INTERNACIONAL MUSICA NA SERRA oferecerá Master Classes aos alunos de Sopros e Percussão de Lages-SC. 

Festival Internacional Música na Serra contará com o patrocínio máster da Havan

06.15.2015

Pelo terceiro ano consecutivo, o Teatro Marajoara sediará o Festival Internacional Música na Serra. Organizado pelo Ministério da Cultura e pelo Instituto José Paschoal Baggio (IJPB), o evento contará com o patrocínio máster das lojas Havan.

3º Festival já tem data confirmada

04.07.2015

O evento que em 2015 está na terceira edição já tem data definida.

II Festival Internacional Música na Serra foi sucesso pelo segundo ano 

04.07.2015

Lages, pelo segundo ano consecutivo, se consolidou como centro musical, recebendo um dos mais importantes circuitos de música erudita do país: o 2º Festival Internacional Música na Serra.

Please reload

55 49 3221-3377 ou 3388

Circuito de Festivais | 2019 | Direção Artística: Maestro Jean Reis