RICARDO BARBOSA

Oboé

www.ricardobarbosa.mus.br

Ministério da

Cultura apresenta

Ricardo Barbosa teve suas primeiras aulas de oboé com Alexandre Barros, em Ribeirão Preto. Mais tarde, ingressou na Universidade Livre de Música, atual EMESP, para estudar com Joel Gisiger. Neste período ganhou bolsa para a Academia de Música da Osesp onde também teve orientações de Gisiger. Após ganhar bolsa de estudo para o exterior, foi convidado a estudar na Hochschule für Musik und Tanz Köln na classe do professor Christian Wetzel em Colônia na Alemanha onde terminou seu Mestrado e Doutorado em performance, ambos com nota máxima. Em Colônia teve também aulas regulares com os professores convidados da Hochschule: Washington Barella, Kai Frömbgen, Michael Sieg e Peter Veale.

No Brasil foi vencedor do Prêmio Prelúdio, da TV Cultura e do Prêmio Eleazar de Carvalho; venceu o primeiro prêmio do concurso de oboé da Escola Superior de Música de Colônia, na Alemanha e após ficar na semi-final do concurso "The Muri Competition" na Suiça, foi vencedor do 3. Prêmio no Concurso Internacional Primavera de Praga (Prague Spring Competition), um dos mais importântes concursos para oboé.

É oboísta da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) desde 2011, onde já trabalhou com nomes como Frank Shipway, Heinz Holliger, Louis Langrée, Eiji Oue, Stanislaw Skrowaczewski, Kristjan Järvi entre outros; também é professor de oboé e repertório contemporâneo na Escola de Música do Estado de São Paulo, EMESP. Desde 2015 é professor de oboé do Festival Música nas Montanhas na cidade de Poços de Caldas - MG.

55 49 3221-3377 ou 3388

Circuito de Festivais | 2019 | Direção Artística: Maestro Jean Reis