RONALDO PACHECO

Fagote

Natural de Belém do Pará, estudou com Afonso Venturieri. Iniciou sua graduação na Unicamp sob orientação de Paulo Justi, graduando-se na Faculdade Carlos Gomes (SP). Venceu os concursos Jovens Solistas de Piracicaba e Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

 

Iniciou sua carreira profissional aos 16 anos como fagotista da Orquestra Sinfônica de Campinas e atualmente ocupa o cargo de primeiro fagote das Orquestras do Theatro Municipal de São Paulo e Sinfônica de Santo André.

 

Foi solista frente à Orquestra Sinfônica Jovem Eleazar de Carvalho, Orquestra Acordes Pão de Açúcar e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, tendo como regentes Konstantin Becker e Leon Spierer. Excursionou durante nove meses com a montagem de A História do Soldado, de Igo Stravinsky, sob regência de Flavio Florence.

 

É frequentemente convidado a participar das mais importantes orquestras brasileiras, tendo se apresentado com os maestros Isaac Karabtchevsky, Diogo Pacheco, Jamil Maluf, Roberto Tibiriçá e Ligia Amadio, dentre outros.

 

Integra o quinteto de sopros Conclave, em atividade desde 1987, com o qual já realizou turnês pelo Brasil e Alemanha.

 

Na área pedagógica, lecionou nos festivais de Campos do Jordão e Festival Música nas Montanhas. É professor do Instituto Baccarelli.

55 49 3221-3377 ou 3388

Circuito de Festivais | 2019 | Direção Artística: Maestro Jean Reis