Teatro Marajoara

O Teatro Municipal Marajoara é o principal espaço de atividades artísticas de Lages. Idealizado pelo empresário da arte cinematográfica Mário Augusto de Souza, o Cine Teatro Marajoara foi inaugurado em 18 de novembro de 1947, ficando conhecido como “Catedral do Cinema”.

Em 29 de novembro de 1997, onze dias depois de completar cinquenta anos, o espaço foi tombado oficialmente como patrimônio histórico do município através da resolução nº 003/97. Por meio de um termo de aluguel por parte da Prefeitura de Lages, no ano de 1999, o espaço foi adaptado e transformado em Teatro Municipal Marajoara.

O Teatro Municipal Marajoara é um exemplo perfeito da arquitetura Art-Deco, caracterizando-se pela simplicidade de linhas e formas mais suaves, retas ou arredondadas, ou misturando as duas formas numa composição bastante harmoniosa. Em contrário, existem alguns elementos mais rebuscados e decorações mais detalhadas. O estilo está presente na variedade de materiais utilizados, nas decorações e elementos exóticos característicos do estilo marajoara, vindo de vasos cerâmicos dos índios da Ilha de Marajó. Na fachada nota-se a presença de linhas retas e imponentes com detalhes característicos à arte indígena, representados pelas máscaras em alto relevo.

Atualmente, o Teatro é um espaço público com atividades diversas no campo das Artes. Desde sua inauguração recebe artistas reconhecidos e de grande prestígio profissional, além de propiciar aos iniciantes e aos talentos locais um espaço único onde a música, a dança, o teatro e as artes plásticas circulam pelo local. O espaço também é cedido para palestras, reuniões, formaturas e eventos diversos

Horário de atendimento

8h às 12h e das 14h às 18h

Endereço

Rua Nereu Ramos, Centro. Lages SC

Informações

+55 (49) 3224 8325

www.cultura.lages.sc.gov.br/teatro_marajoara

Diretor Artístico

www.clicmaestro.com

 

+55(11)99642.2121

jean@jeanreis.com.br

55 49 3221-3377 ou 3388

Circuito de Festivais | 2020 | Direção Artística: Maestro Jean Reis

IJPB_2017.png

OUTROS PROGRAMAS E PROJETOS

Lendo e Relendo

com o Correio Lageano

Tem o objetivo de incentivar a leitura através das informações contidas no jornal.

Carahá de Cara Nova

 Voltado à educação ambiental

Sala de Leitura

Gostar de Aprender

É um projeto de educação não formal de fomento e incentivo a leitura.

Som e Arte

Desenvolvimento Humano através da Música

Visa à inclusão social através da música, importante ferramenta para auxiliar no desenvolvimento humano.