Ministério da

Cultura apresenta

VIKTOR UZUR

Violoncelo

 

“... Inacreditável pirotecnia que trazem à mente o virtuosismo de gravações de David Oïstrakh... sem esforço à la Rostropovich no seu auge... combinação sinérgica de Casals,  o fogo de du Pré e a elegância de Fournier”. (Fanfare Magazine)

 

Viktor Uzur tem se apresentado como solista e camerista em muitos paises da Europa, Asia, América do Norte e do Sul.

 

Suas apresentações, entrevistas e composições têm sido divulgadas na televisão e estações de rádio da antiga Iugoslávia, Rússia e Estados Unidos. Uzur aparece regularmente no programa de rádio “Performance Today” da NPR, com “Richter Uzur Duo”. Uzur tem sido convidado a se apresentar em festivais na Alemanha, Áustria, Espanha, Itália, França, Rússia, Canadá, Coréia, China, Letônia, Brasil, Estados Unidos e na antiga Iugoslávia como concertista e artista em residência. Atuou como o violoncelista spalla e solista com a ARCO Moscow Chamber Orchestra onde gravou diversos CDs e realizou turnês internacionais. 

 

Uzur obteve bacharelado e mestrado em Violoncelo com diploma de solista no Conservatório Tchaikovsky em Moscou, sendo discípulo de A. Fedorchenko, D. Miller e N. Shakovskaya. Nos Estados Unidos teve como mestres Bernard Greenhouse, Lynn Harrell, Carter Brey, Michael Flaxman, Peter Wiley e David Starkweather. Obteve seu doutorado na Michigan State University onde estudou com Suren Bagratuni.

 

É detentor de prêmios e recebeu diplomas em competições como Yugoslavian National Solo Competition, Sarajevo, Jeuness Musicales International Competition, Belgrade e XI International Competition Tchaikovsky, Moscou. Seus lançamentos de CDs mais recentes incluem “Cello Solo”, “String Theory”, “Viktor Uzur in Recital” e “Entertainers”. 

 

Uzur é o professor de violoncelo na Weber State University onde também é fundador e diretor do Bonneville Chamber Music Festival (EUA).

 

“Aplicando energia implacável, virtuosismo afiado, e um grande senso de diversão... Uzur criou um tesouro de bis com peças irresistíveis”. (Strings Magazine)

 

“... tocou com um alcance dinâmico de areia a sussurrar... com um equilíbrio impressionante entre proezas técnicas e trazendo a musicalidade potencial da peça. É um recital muito especial”. (American Record Guide)

 

“Uzur é um cellista fenomenal… agraciado por uma sonoridade verdadeiramente cantante, afinação impecável, e um refinado e elegante fraseado... uma dinâmica de amplitude enorme completa - explosiva, intensos fortissimos num extremo e no outro um sotto vocce de parar o coração...”(Fanfare Magazine)

55 49 3221-3377 ou 3388

Circuito de Festivais | 2019 | Direção Artística: Maestro Jean Reis